RATOS

São estes os grandes responsáveis por diversos prejuízos à saúde e à economia, contaminando alimentos e ocasionando, inclusive, incêndios ao roerem o isolamento de fios elétricos.

A transmissão de microrganismos patogênicos ocorre por meio do contato direto ou indireto do homem com o animal. Estima-se cerca 40 tipos de doenças transmitidas pelos roedores.

As 3 espécies de importância no ambiente domiciliar são:

Dedetização rato

Rattus norvegicus

Nome comum: ratazana ou rato de esgoto.

Biologia: é a maior espécie de ratos urbanos. É forte e agressiva e o macho adulto chega a pesar até 500g. Sua vida em liberdade pode chegar a 2 anos. Estabelece territórios grandes (cerca de 50m de raio), que defende ferozmente contra invasões de outras ratazanas que não pertençam à sua família. Tem hábitos noturnos. Ratazanas vistas à luz do dia podem ser indicativo de altíssimas infestações.

Do que se alimentam: ingerem qualquer tipo de alimento, demonstram preferência por grãos de cereais integrais, mas podem ser atraídos por diferentes tipos de alimentos.

Onde vivem: escavam tocas e túneis e habitam, nas cidades, preferencialmente, as redes públicas de esgoto ou outras galerias subterrâneas. Raramente habitam o interior das residências, onde só entram para obter alimentos.

Dedetização rato

Rattus rattus

Nome comum: rato preto ou rato de telhado.

Biologia: nem sempre é preto. Sua pelagem pode ser mais clara, tendendo ao grafite, ao cinza ou até mesmo ao marrom escuro. Forte e ágil, o macho adulto chega a pesar cerca de 200g. Sua vida dura em torno de 1,5 anos e é bastante prolífero (cerca de 8 ninhadas por ano). Tem nos gatos e nas ratazanas seus maiores inimigos.

Do que se alimentam: possuem hábitos noturnos, descem ao solo em busca de alimento, água e acasalamento.

Onde vivem: não gostam de escavar tocas e túneis. Têm preferência por habitar locais longe do solo, fazendo seus ninhos nas estruturas de sustentação dos telhados e nos forros das residências. Buscam espaço junto às estruturas, paredes, traves e vigas dos telhados.

Dedetização rato

Mus musculus

Nome comum: camundongo.

Biologia: está entre os menores roedores do planeta – o macho adulto pesa cerca de 15g. Cosmopolita, representa a espécie de roedor que mais se aproximou e vive em estreito contato com o ser humano. Animal agitado, quase não pára em suas andanças e percorre seu território várias vezes por noite em busca de alimento e para acasalar. O macho procura formar um harém com várias fêmeas e suas proles são numerosas. Vive cerca de 12 meses.

Do que se alimentam: ingerem qualquer tipo de alimento, mas demonstra clara preferência por grãos integrais de cereais.

Onde vivem: não escavam tocas ou túneis, fazem seus ninhos em gavetas, no interior de armários ou em qualquer desvão que o proteja adequadamente.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *